Curiosidades SHAMAN

curiosidades - shaman 01* O Shaaman é uma dissidência do Angra, contando com três dos seus cinco integrantes originais, que se separaram em 2000, depois de vender 1,5 milhão de cópias juntos. O primeiro CD do Shaaman, “Ritual” já passou de 300.000 cópias vendidas no mundo todo e foi lançado em mais de 15 países.

* Após o lançamento de “Ritual”, seu primeiro álbum, o Shaaman liderou as premiações em revistas de rock do mundo inteiro, em países como Grécia, Itália, Japão, Espanha, França, Argentina e México. No Brasil, o Shaaman recebeu praticamente todos os prêmios da mídia especializada, incluindo-se a enquete realizada pelo Folhateen, da Folha de São Paulo, onde ficou em primeiro lugar disparado na frente de grupos como Capital Inicial, Titãs, KLB e Tribalistas como o melhor de 2002.

* O vocalista Andre Matos nascido no ano de 72 fala 6 idiomas. Ele morou dois anos na Alemanha. É maestro formado em regência e composição, além de ter se graduado em piano clássico e canto lírico. Fez seu primeiro show de rock com o grupo Viper aos 13 anos de idade no lendário teatro Lira Paulistana. Desde essa idade se dividiu entre o rock e a música clássica, quando ingressou na faculdade de música.curiosidades - viper

* A palavra shaman é de origem siberiana e quer dizer “aquele que enxerga no escuro”. No Brasil os shamans, também grafado como xamãs, são em sua grande maioria representados pelos pajés indígenas. O nome da banda foi escolhido por Luis Mariutti por ter uma referencias ao trabalho que os músicos vinham desenvolvendo, já que “The Shaman” é o nome de uma música presente do álbum Holy Land da banda Angra e composta por Andre Matos. Em 2005, buscando evitar futuros problemas jurídicos a banda consulta um genuíno xamã e após sua orientação a banda decide alterar o nome acrescendo um “a” e passando a chamar-se Shaaman.
* Hobbies:
curiosidades - andre paragliderO vocalista Andre Matos pratica vôo livre (paraglider);
O baixista Luís Mariutti é lutador de boxe tailandês (topas uma demonstração?);
O hobby do baterista Ricardo Confessori (considerado por muitos o mais “rebelde” e tatuado) é… jardinagem!!!
Explica-se: Ricardo vivia em um sítio isolado, no interior de São Paulo.
Já o tecladista Fábio Ribeiro é um exímio praticante de jogos eletrônicos e pressionamento de mouse… (como o mesmo costuma dizer).

* Em 2003 Andre Matos foi o campeão absoluto de e-mails no programa “De Frente com Gabi”, feito ainda hoje não superado, mas que voltou a se repetir no site do programa, onde houve a votação que escolheria os melhores programas para as reprises de final de ano.curiosidades - shaman 02

* Baterista e baixista foram confundidos com mendigos em Munique, Alemanha.
– Estávamos em uma lavanderia quando entraram duas moças conversando em português: “Olha só esses dois… aqui na Europa tem cada coisa… Será que são mendigos ou hippies???”.
No que prontamente, Ricardo respondeu: “eu sou o hippie!!!”

* Uma discussão iniciada com o técnico de som quase termina em assassinato da banda inteira no interior do México, onde o contratante local cercou o hotel com seus capangas.

* Antes de ser baterista, Ricardo começou aprendendo trompete, quando serviu ao exército.

* A banda foi expulsa de um hotel em Milão, que era de propriedade de chineses e que chamaram a polícia. Por causa disso, perderam o vôo para Paris e tiveram que se virar para colocar 950kg de bagagem e equipamentos no trem em apenas 10seg. (recorde mundial!).

curiosidades - fairy tale 02* A banda gravou um videoclipe (Fairy Tale) tendo como musa a modelo Pietra Ferrari, a mesma dos antigos comerciais da Kaiser. Ela interpretou o papel de uma fada. Andre teve de gravar a cena final ao seu lado e acabou apelando para um caixote de madeira para poder igualar-se à estatura da modelo!

* O avião o qual a banda viajava passou por uma pane em pleno vôo sobre o Atlântico, o avião foi obrigado a retornar ao Brasil, pois uma das turbinas estava perdendo combustível. O piloto, ao final, pedia para todos rezarem e agradecia por confiarem na empresa aérea (Varig). Em quem mais poderiam confiar àquela altura?curiosidades - fairy tale
Desde então o guitarrista Hugo e o vocalista Andre tem verdadeiro pânico de avião. Apesar disso, Andre continuar praticando vôo livre.
-“Lá, sou eu quem está no comando”, esclarece Andre.

Hugo e Andre também passaram recentemente por mais um aperto num vôo de Paris a Madrid, havia uma suspeita de bomba a bordo. O avião foi evacuado e, surpreendentemente, alguns passageiros que embarcaram simplesmente haviam desaparecido. Foram momentos de puro suspense. Algumas bagagens foram destruídas e o vôo prosseguiu “normalmente”…

* A música “Fairy Tale” foi escolhida como tema do personagem principal da novela “O Beijo do Vampiro”, o vampiro Boris, interpretado por Tarcísio Meira. Tarcisio comentou entusiasticamente sobre a música e sobre o grupo no programa Video Show da Rede Globo, mas acabou não aceitando o desafio de aparecer vestido de vampiro num show do Shaaman. O diretor Marcos Paulo, no entanto, foi assistir à uma apresentação no ATL Hall, no Rio e fez vários elogios à imprensa (revista Caras), dizendo adorar o som pesado da banda. A atriz Isabela Garcia também esteve presente e declarou-se fã confessa da banda.

* A faixa instrumental de abertura do CD “Ritual”, “Ancient Winds”, também é tema de abertura do Longa-metragem “Acquaria”, de Flávia Moraes, estrelado por Sandy & Junior, que estréio em 2004. Comenta-se que Junior também declarou ser fã da banda e que teria estado, incógnito, no show do Credicard Hall em São Paulo. (de fato, o público metaleiro não é exatamente o seu público). Isso tudo começou depois que Xororó visitou o escritório de Max Pierre, da Universal Music e, ao ouvir pela primeira vez o CD do Shaaman, resolveu levá-lo imediatamente de presente aos filhos. Ainda não se sabe muito bem o que é que Sandy achou do som pesado da banda…

* Em dezembro de 2003, o Shaaman lançou o seu primeiro DVD ao vivo, com cenas de toda a turnê e da mega produção que fizeram em abril 2003, no Credicard Hall em São Paulo. Este show foi o recorde de lotação da casa, ficando atrás apenas de Sandy & Junior e Djavan. Contou também com a participação de vários músicos internacionais, como Andi Deris e Michael Waiketh do Helloween, o vocalista alemão Tobias Sammet, o guitarrista Sascha Paeth, George Mouzayek, além do próprio Marcus Viana.curiosidades - ritualive

* O Shaaman foi a primeira banda de rock pesado a se apresentar na capital Mato-grossense, que até então, nunca havia recebido um espetáculo equiparado. O show ocorreu no dia 14/11/05 no Sesi Park em Cuiabá. Diferente do que todos imaginavam, o público surpreendeu a todas as expectativas e compareceu em peso, transformando o primeiro show de Metal de Cuiabá em um grande evento com mais de cinco mil pessoas.

* A banda foi convidada a se retirar do palco, tendo o show subitamente interrompido após um coronel da polícia militar, morador das redondezas do clube onde ocorria a apresentação, gentilmente ameaçar a administração do clube. Esse não foi o primeiro show da banda a ser interrompido, no sul do país, um organizador local esquecendo-se das restrições de horários do teatro onde ocorreria a apresentação, resolveu colocar algumas bandas de abertura, não sobrando tempo hábil para o show da banda principal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s