2005/04/19 – Entrevista Shaaman – Brothers & Sisters Of Metal

11030231

No dia 19 de Abril o Shaaman esteve em Santos para a tarde de autógrafos de divulgação do show do dia 23. Aproveitamos a oportunidade para realizar uma entrevista com a banda (representada por André Matos), entrevista essa, que contou com ajuda especialíssima do público, que pode participar enviando suas perguntas.

Obrigado a todos que participaram, e parabéns aos que tiveram suas perguntas selecionadas!

1) O novo álbum “Reason” mostra um Shaaman diferente, mais direto, sem se preocupar tanto com o virtuosismo. Isso foi planejada ou simplesmente aconteceu?

Na verdade, isso foi uma evolução natural. Desde o começo, a gente já pensava em simplificar mais o som, ter um som menos técnico. Naturalmente no 1º disco seria impossível, foi uma transição do que a gente fazia para o que a gente finalmente está fazendo agora. Tudo seguiu um caminho natural, até chegarmos no resultado final que foi o “Reason”, que é justamente o estilo que a banda queria impor, o estilo que a banda queria definir desde o começo.

2) E como vocês esperam que seja a aceitação do público para essa mudança?

A gente espera que seja uma aceitação definitiva! Procuramos não repetir uma mesma formula, não copiar a nós mesmos. O disco é diferente do disco anterior! Sabemos que em primeiro momento, uma certa parcela do público vai estranhar o novo estilo da banda, porém depois de algumas audições do disco, esse novo estilo deva se tornar uma realidade, uma coisa definitiva.

3) O fato de vocês terem tocado algumas músicas do Ozzy na última turnê, influenciou na decisão de mudar o som?

Enviado por: Bruno Pereira

Acho que não foi esse fato que influenciou. Isso só acabou reafirmando uma tendência nossa de se voltar um pouco mais para a sonoridade oitentista, de bandas de rock pesado dos anos 80, como é o caso do Ozzy, do Judas, do Purple. Então, foi só um sinal que as coisas já estavam mudando na verdade. Isso já indicava o que vinha por ai.

4) Na introdução do CD são ouvidos alguns gritos e no final existe o barulho de passos e de uma porta se fechando. Há alguma relação entre esses sons?

Enviado por: Mayara Tracco

Sim, existe uma relação cronológica, mas não é uma coisa que a gente gostaria de explicar muito, a gente quer deixar em aberto para os ouvintes imaginarem o que realmente aquilo quer dizer.

5) Qual a melhor música do Reason na sua opinião?

Enviado por: Rafael Torato Rocha

Acho que existem várias, mas tem uma que representa bem essa nova fase do Shaaman e talvez uma das músicas mais profundas que é a faixa título: Reason.

6) Falando na nova turnê. O que os fãs podem esperar do show que o Shaaman fará em Santos?

Um show novo, uma produção que a gente nunca conseguiu trazer para Santos e agora está sendo possível. O show tem um cenário reformulado, um cenário grande e novo. Tudo está muito mais profissional.
Pode esperar também, pelas músicas novas do “Reason”, que representam hoje em dia quase a metade do repertório do show, e claro, algumas músicas do “Ritual”.

7) Vocês pretendem incluir na “Reason Tour” músicas do Angra que não foram executadas na turnê anterior?

Enviado por: Cauêh Vitor de Souza

Não chegamos a pensar nisso ainda, na verdade estamos mais preocupados em apresentar o novo repertório do Shaaman. Isso acaba sendo uma coisa mais prioritária do que pensar em outras músicas da época do Angra ou até mesmo em outros couvers.

8) Na visão de vocês o que é preciso para uma banda despontar na cena metal nacional? É preciso, antes, ser reconhecido na Europa?

Enviada por: Júlia Moura

Acho, que antes de qualquer coisa, é fundamental ter humildade, independente de quantos shows se faz na Europa, na Ásia…
9) Para finalizar… O que vocês acham de iniciativas como as do Projeto “Brothers and Sisters of Metal”, que pretendem fortalecer a cena metal nacional?

É muito bom saber que tem gente profissional trabalhando nesse meio, levando a sério. Todo mundo sai ganhando com isso, o público, os artistas, todo mundo!