Entrevista Fire Rock I – Com Rafael Bittencourt

Desde o final do ano passado muitos boatos sobre um possível racha no Angra tem girado pelo meio metálico, porém, infelizmente desta vez o pior pesadelo dos fãs da banda se concretizou: em nota oficial no final de julho o Angra informou que André (vocal) , Luis (baixo) e Ricardo (bateria) já não faziam mais parte banda, deixando uma legião de fãs numa mescla de tristeza e perplexidade. Afinal o que havia ocorrido? E o que será do Angra agora?

Para responder a estas e outras perguntas entrevistamos com exclusividade Rafael Bitencourt, que nos revelou o que realmente aconteceu com a banda e quais os rumos que ele e Kiko Loureiro (os únicos integrantes que restaram) deverão tomar. Confira.

FR- Afinal, o que aconteceu com o Angra?

R- Bom…o André tem um projeto paralelo e está querendo seguir carreira solo, os outros dois (Luis e Ricardo) estavam bastante descontentes com o tipo de administração que a gente estava fazendo e com todo o stress que a gente tinha, eles achavam que os resultados não estavam compensando.  Basicamente é isso, a gente trabalha bastante e sob muita pressão de gravadoras e do mercado internacional e isso é muito estressante mesmo, e ao final da tourne passada o pessoal já estava meio cansado.
Ai a gente resolveu fazer uma auditoria pra rever esta parte da administração, só que o André o Luis e o Ricardo acharam que não compensava continuar.

FR- O que chocou todo mundo foi a forma bombástica que isso ocorreu, com a saída dos três ao mesmo tempo.

R – É, mas foi bombástico para mim também, porque de todas as possibilidades a gente nunca imaginou que esta fosse a que eles iriam escolher.

FR- Então foi uma decisão exclusiva dos três?

R – Foi. O ponto é o seguinte: Eles não quiseram continuar, nem com um outro tipo de administração.

FR – O boato de que o André brigou com o empresário e que isso acarretou na saída dele da banda é verdade?

R – Eu não sei se essa é a versão dele, já que é ele o envolvido eu não posso dar o meu parecer. O que eu posso dizer é o seguinte: eu não sei quais foram as verdadeiras razões que levaram o André a sair, isso é uma coisa pessoal. Ele pode falar pra gente uma coisa e no fundo pode ser outra. Eu realmente não sei.

A briga com o Toninho (empresário do Angra) na verdade não foi briga. Nós estávamos revendo a administração, tivemos alguns problemas e tudo mais. Chegou-se a pensar em ter um outro administrador, mas o Toninho é dono do nome ‘Angra’ e então nos teríamos que negociar e tal, mas eles não quiseram negociar nada disso e saíram.

FR- Por que vocês decidiram manter o nome Angra, já que só restaram dois integrantes?

R – A gente na verdade nem sabe ainda. O fã clube, bem como as gravadoras estão incentivando e querendo que o nome do Angra continue, mas nos ainda não sabemos. Nós temos vários contratos também.

O que a gente está vendo agora é qual será o melhor caminho, pois se as gravadoras forem incentivar e fizerem todo o marketing em cima, mesmo só com nós dois, pra gente é melhor, mas se eles acharem melhor que a gente faça uma nova banda, com outro nome e recomeçar tudo do zero, a gente faz também…porque nós fomos largados, essa é a verdade, nós dois fomos deixados. Mas a gente está estudando isso ainda.

FR – E como está sendo a repercussão lá fora destas mudanças?

R – Lá fora eu não estou sentindo ainda, pois a gente não tem recebido nenhuma ligação. Mas os caras das gravadoras já estão sabendo. Eles estão chateados, pois a maioria sempre viu o Angra como 5, e essa tem sido uma fase muito difícil.

As gravadoras também estão achando difícil, pois a gente sempre fez um marketing em cima do André, então agora ficou difícil. Mas a gente ainda esta estudando o que vai fazer, eu realmente não sei.

FR – Esta rolando na Internet um abaixo-assinado para vocês voltarem. Essa possibilidade existe?

R – Bom, pelo meu lado sim. Eu inclusive tenho incentivado este abaixo assinado no nosso fã clube para justamente ver se isso sensibiliza os três a fazerem um segundo pensamento ou algo assim.

Pelo menos um show de despedida, alguma coisa menos traumática para nós e para todos. Eu estava a fim de fazer este show no Rock in Rio como despedida e queria que este abaixo assinado chegasse a esse objetivo.

FR- Então esse abaixo-assinado pode resultar na volta da banda?
R – Tem alguma chance sim, inclusive eu e o Kiko estamos fazendo de tudo para conversar com os outros, só que desde outubro do ano passado a banda não senta pra conversar, então esse é o grande problema, a falta de comunicação, as coisas não serem deixadas as claras, os caras pensarem em alguma coisa e não falarem ou não quererem ouvir o outro.

Mas existe esta possibilidade sim, inclusive eu ainda tenho esperança deles pensarem duas vezes.

FR – Houve algum problema de relacionamento entre vocês?

R – Grave,  eu acredito que não, pelo menos da minha parte não, para chegar ao ponto do cara querer sair por não suportar mais. Eu acho que quando você está em tourne e difícil conviver, mas nada que fosse drástico ao ponto de você não querer mais olhar pra cara do outro ou ao ponto de você colocar um investimento deste tamanho a perder.

FR – Já existe alguma coisa cogitada em termos de direcionamento musical para o próximo trabalho, ou vocês nem pararam pra pensar nisso ainda?

R – Eu e o Kiko estávamos compondo músicas para o Angra. Então a gente já tem algumas músicas prontas que são direcionadas para o estilo do Angra, inclusive tentando remeter aos discos antigos, o Angels Cry e o Holy Land, aos clássicos do HM, a gente tem tentado voltar um pouquinho à origem do Angra, que era um HM mais veloz.

FR- Vocês já cogitaram alguém para substituir o André o Luis e o Ricardo?
R – Não chegamos a contatar ninguém, mas a gente tem recebido propostas da gravadora. As gravadoras tem dado sugestões, mas nós ainda não fizemos nenhum contato.

FR- E existe a possibilidade de vocês incluírem músicos estrangeiros?

R- Tem sim. Na verdade, até agora todos os vocalistas cogitados são estrangeiros, mas eu não posso contar o nome de nenhum deles, pois nós ainda não entramos em contato com nenhum, e muitos já estão comprometidos com outras bandas. A gente vai ter que encontrar um cara que esteja livre.

FR- Vocês estão procurando músicos na mesma linha musical do André, do Luis e do Ricardo, ou músicos de estilo diferente?

R- Vai ser difícil encontrar um cara que esteja livre, que seja fácil de trabalhar e que esteja disposto. A gente vai ter que se contentar com o que aparecer.

FR – No caso do vocalista, vocês estão procurando um cara na mesma linha do André, puxando mais para o melódico?

R – Pra falar a verdade a gente esta procurando um vocal mais agressivo.

FR – No site da banda há uma pesquisa pra vocalista. Até que ponto os resultados dela vão influenciar na escolha de vocês?

R – Isso foi o seguinte.. eu tinha na cabeça uns nomes e conversei com o Kiko, mas ele não conhecia muito estes vocalistas, então ele deu a idéia de fazer uma pesquisa pra gente sentir o que o pessoal acha. E realmente os nomes que tem aparecido são os nomes que pintam na cabeça de qualquer um, são os caras que estão ai em evidência e que são bons.

FR – Você acha que o novo vocalista pode encontrar alguma rejeição por parte dos fãs?

R – Depende do vocalista. Se for um vocalista que tiver o mesmo nome que o André, não. Esse é que é o problema, temos que encontrar um cara que tenha o mesmo gabarito e credibilidade, que já tenha uma certa carreira, e que tenha um nível técnico suficiente pra agüentar as críticas, porque vai ser difícil. Agora, se for um cara que já esta no mercado, que tem estilo próprio, ai não tem erro.

FR- Pra finalizar, gostaríamos que você deixasse aqui sua mensagem aos fãs do Angra

R – Eu queria falar para todos os fãs do Angra que estamos bastante agradecidos por todo o apoio que vocês tem dado, e que eu e o Kiko estamos fazendo de tudo pra inclusive continuar os trabalhos, e que nos não descartamos a possibilidade de voltar aos trabalhos com os 5 juntos. Muito obrigado pelo apoio e acessem o site oficial do Angra para darem as opiniões sobre qual caminho seguir. Um grande abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s