2005/03/30 – Shaaman no Giro 89

1095984691_f

Nesta quarta, dia 30, André Matos e Ricardo Confessori, do Shaaman, participaram ao vivo do Giro 89, respondendo às perguntas dos ouvintes, contando as novidades, e batendo papo com a Luka e com o Eric.

O ouvinte Rodrigo, pelo celular, abriu a conversa perguntando por que a banda mudou o nome. Teria sido só por marketing ou por causa de uma suposta banda sueca que tem o mesmo nome?

André Matos respondeu que, apesar da mudança, o nome continua sendo pronunciado do mesmo jeito e significa a mesma coisa. O outro Shaman, no caso, é um projeto finlandês que eles já sabiam que existia, mas mesmo assim o nome Shaman foi registrado pela banda brasileira na Europa. O problema é que no Brasil tem uma indústria farmacêutica e uma produtora de filmes com o nome Shaman. Pra evitar problemas, a banda decidiu trocar agora o nome, e achou legal a mudança. Eles até consultaram um xamã antes, e foi ele quem sugeriu um A a mais. André brinca dizendo que o xamã sugeriu também mudar os nomes dos integrantes para André Maatos, Ricaardo Confessori, e assim por diante.

Ainda nesse assunto, o ouvinte Ricardo perguntou por e-mail se o material antigo vai ser reimpresso com o novo nome.

André disse que eles não tinham pensado nisso, mas que inicialmente, os discos anteriores, mesmo que sejam relançados, vão ser mantidos do mesmo jeito.

Na seqüência, a ouvinte Suzanne, de Teresina, perguntou o que os caras acham da pirataria das músicas do Shaaman na Internet antes dos lançamentos oficiais dos discos.

André, irônico, falou que adora, que isso deixa a banda mais perto do público e tal. Falando sério, o vocal do Shaaman disse que não dá pra segurar a tecnologia. No caso do novo CD, eles conseguiram segurar as músicas até um mês antes do lançamento oficial. Ricardo Confessori diz que quando eles lançaram o disco Ritual, tiveram o mesmo problema. Só que naquela época as músicas apareceram na Internet três meses antes do CD sair. Mas André diz que o público do Shaaman é fiel e compra o CD mesmo assim.

E fãs fieis não faltaram nesse bate-papo! Um exemplo foi o ouvinte Danilo, de Santo André, que usou “Fairy Tale” até no seu casamento! Ele também disse que, recentemente, André Matos comeu no restaurante onde ele trabalha, e aproveitou pra perguntar ao vocal como a banda lida com o relacionamento com os fãs.

André diz que os fãs do Shaaman são sempre muito participativos e que a banda sempre retribui a força dos fãs.

O ouvinte Felipe, que se diz ‘Shaamaníaco’, falou que sempre procura por informações da banda e perguntou quando o site oficial do Shaaman vai entrar no ar. “Esse sou eu…”

O vocal André Matos disse que o site entra no ar na semana que vem, junto com a chegada do CD às lojas. Ricardo Confessori confirmou que o fórum do site já está no ar e que ele sempre entra pra dar uma lida, apesar de não ser muito ‘interneteiro’.

Outro mega-fã que participou do Giro 89 foi o ouvinte Raphael, de 15 anos, de São Paulo. Ele disse que André tem a melhor voz do mundo, que quer conhecer o cara e ter o seu autógrafo… Raphael foi um dos vários fãs de todo o Brasil que perguntaram sobre a turnê do Shaaman.

André Matos disse que ficou emocionado com o que o Raphael falou, e que torce pra que eles se encontrem no futuro.

Quanto à turnê, os caras do Shaaman disseram que vão pra Europa na semana que vem, mas não vão tocar, só promover o disco novo. Os shows, na verdade, começaram há duas semanas. O público de São Paulo vai ter a chance de ver o novo show do Shaaman em junho. André diz que vai ser uma superprodução. Os próximos shows que eles destacaram vão rolar em Criciúma, Porto Alegre, no Abril pro Rock e em Teresina.

Já que o assunto é show, o ouvinte Danilo, de Jacareí, perguntou por que não tem tanto festival de metal no Brasil.

André disse que, num passado recente, já rolaram alguns importantes, como o Monsters Of Rock, o próprio Rock in Rio, que abriu espaço pras bandas de metal no Brasil, além do Rock The Planet, onde o Shaaman tocou com Edguy, Viper e Kotipelto, entre outros. André Matos disse que, mesmo não tendo grandes festivais no Brasil, o público tem os pequenos, que dão conta do recado. Ele acha que ainda existe preconceito com o metal, apesar de bandas como o Evanescence, o Linkin Park e o Nightwish, que têm elementos e influências do metal, fazerem sucesso por aqui. André diz que o metal vem sendo assimilado pelo público brasileiro.

A ouvinte Thaís entrou no ar e disse que viu os caras em Guarulhos num show que foi interrompido pela PM por causa do barulho, e perguntou se o Shaaman sofre preconceito por ser uma banda de metal melódico.

André diz que o Shaaman não se considera uma banda melódica. O trabalho que eles faziam no Angra, naquela época, era melódico. No Shaaman rola influência de bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Black Sabbath e Metallica. O trabalho deles agora é mais ‘mainstream’, um ‘metal de raiz’ que, segundo André e Ricardo, não se pode chamar de melódico. Inclusive o CD novo deles é mais pesado que o anterior, mas mantém a característica da banda. André completa dizendo que o pessoal que curte um som mais pesado respeita o Shaaman.

Fugindo um pouco do básico “CD-Turnê”, a Luka perguntou sobre o Big Brother, e Ricardo disse que não acompanhou esse; ele só viu o primeiro, e o André viu o penúltimo. Mas, segundo ele, quem viu um, viu todos! Os caras do Shaaman dizem que não perdem tempo com isso, mas André brincou (e alfinetou a torcida são-paulina) dizendo que recebeu um e-mail anunciando que o Jean do BBB é o novo contratado do São Paulo!

Partindo da telinha pra telona, foi a vez da Débora Falcão, estudante de artes cênicas de Recife, fazer sua pergunta. No e-mail, ela citou a música “Fairy Tale”, que estava na novela O Beijo do Vampiro, e perguntou se eles fariam trilha sonora de filme.

André diz que isso é um sonho e que, se rolar convite, eles fazem como maior prazer!

Tymothy Viana, de Niterói, quis saber se eles pretendem lançar um DVD.

André disse que a banda já lançou! Ele brincou dizendo que deve estar em falta em Niterói, mas que o Rutualive já foi lançado há mais de um ano.

Ainda na linha visual, a ouvinte Mariana perguntou sobre o novo clipe.

André disse que estará no ar em breve. Eles vão gravar nas próximas semanas, mas o Ricardo entregou que não gosta de gravar clipes. Brincando, ele disse que até sugeriu à produção que a banda não apareça no clipe pra ele não ter que passar pelo martírio da gravação…

Luka, cheia de dreadlocks, perguntou pro Ricardo por que ele tirou os seus. Ele disse que tirou há um ano porque o cabelo ficou meio sujo. Pra um baterista é complicado ter dread, por causa do suor. André Matos foi mais direto, e disse que não dava pra agüentar! Ele falou que Ricardo acordou sufocado pelos dreads um dia e resolveu tirar.

Antes de rolar o som novo do Shaaman, “Innocence”, os caras voltaram a falar sobre o novo CD. Foi o ouvinte Eli quem pediu uma comparação entre os discos Ritual e Reason.

Ricardo diz que bota fé no álbum novo. O CD foi um passo a mais na carreira do Shaaman. Quem gostou do Ritual vai gostar ainda mais do Reason.

O disco traz algumas surpresas, como um cover do Sisters of Mercy. O ouvinte Ricardo Pires quis saber se a escolha foi arriscada.

André respondeu que a banda discutiu muito a respeito disso. Eles queriam pegar uma música que não é ‘metal’ e transformar pra linguagem do Shaaman. O produtor deles chegou um dia e sugeriu “More”, do Sisters of Mercy. André gostou da idéia e quis consultar o resto da banda. Quando eles se reuniram, o Ricardo já tinha pensado nessa música e, inclusive, tinha levado o CD do Sisters pra banda ouvir.

Ainda sobre estilos musicais, a ouvinte Eliane lembrou que André se formou em regência, e perguntou se a música clássica influencia o som do Shaaman.

André Matos disse que influencia pra caramba. Os outros integrantes também curtem esse gênero e o Shaaman procura fazer uma mescla diferente entre o rock e a música clássica, sempre com o rock à frente. O vocal do Shaaman diz que o disco Reason tem participação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que participa do primeiro single, “Innocence” – som que já está rolando na Rádio Rock.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s