2002 – Resenha Virgo

Por Thiago Reis
Após a saída de Andre Matos do Angra, em 1999, dúvidas pairavam no ar sobre que caminhos Andre seguiria. Muitos já conhecem a sua trajetória vitoriosa com a banda Shaman, mas existe neste caminho um projeto chamado Virgo, que também merece a nossa atenção. Misturando influências de bandas como Queen e Journey com um direcionamento mainstream, a parceria com Sacha Paeth rendeu um ótimo disco, que dissertaremos sobre nas próximas linhas.
O disco começa com “To Be”, que tem uma introdução de muito bom gosto, vocais mais calmos de Andre, ressaltando a letra e as melodias, e um baixo muito bem executado por Olaf Reitmeier. Já de cara, podemos perceber a diferença entre o som do Virgo e o que Andre fazia com o Angra, o que mostra a versatilidade deste artista.
“Crazy Me?” é a próxima e mostra uma abordagem com influências bem calcadas nomainstream, mas que também agrada em cheio aos fãs de metal, pois possui mudanças de andamento, harmonias e melodias muito bem escolhidas e os já consagrados vocais de Andre Matos.
A próxima faixa é “Take me Home”, uma linda composição com uma introdução marcante ao piano. Logo após entra o baixo, que conduz de maneira eficaz o ritmo, junto com a bateria. Uma música agradável, com um toque refinado de Matos e Paeth, que compõe um ótimo solo de guitarra, sendo a cereja do bolo nesta canção.
Andre Matos e Sacha Paeth
Seguimos com “Baby Doll”, composição de Sacha Paeth e música escolhida para a divulgação do álbum, com direito a videoclipe. Podemos destacar o refrão que fica grudado na cabeça e os riffs mais do que contagiantes, justificando a escolha para single do álbum.
A quinta faixa é “No Need to Have an Answer”, que destaca os vocais suaves de Andre junto com uma bela introdução de piano, mostrando um pouco do lado Queen deste projeto. E no final temos uma ótima jogada de vozes, com Andre fazendo os vocais principais e os backing vocals ficando a cargo de Bridget Fogle, Veronica Lee, Linda Fields e Alvin Lee.
“Discovery” é a próxima que já começa com lindas melodias e a presença marcante de uma gaita, cortesia de Steve Baker. Mais uma composição com boas pitadas de um som mais mainstream, mas que soa muito agradável, graças ao talento dos músicos envolvidos no projeto. E mais uma vez para abrilhantar ainda mais essa grande canção, Paeth nos brinda com mais um belo solo.
Uma das melhores faixas do disco vem a seguir: “Street of Babylon” possui ótimas melodias, vocais, um ritmo que podemos considerar “dançante” e mais uma vez um ótimo refrão.
O alto nível segue com a belíssima “River”, que nos dá uma paz de espírito muito grande, com sua letra cativante, os backing vocals muito bem trabalhados e os instrumentos sendo muito bem executados por todos os músicos.
“Blowing Away” tem riffs introdutórios bem empolgantes, vocais mais do que característicos de Andre, a cozinha trabalhando muito bem e um refrão muito bem estruturado. Com certeza também poderia ser escolhida como mais um single do álbum.
“I Want You to Know” tem melodias escolhidas a dedo por Matos e Paeth. Além disso, no final temos a surpresa agradável de um coral cantando em cima da frase de guitarra, uma sacada muito inteligente para essa música.
Andre Matos e Sacha Paeth
O blues de “Fiction” é cativante, muito bem feito e com solos bem simples, mas com um poder muito grande sobre o ouvinte. Além disso, Paeth divide os vocais com Matos, o que torna essa música ainda mais especial.
O projeto Virgo é ambicioso, pois mostra os seus artistas principais fora de sua esfera principal de composição, mas acima de tudo demonstra a capacidade de ambos em compor músicas completamente diferentes das que usualmente compõem. Os fãs estão em uma eterna espera para o lançamento do segundo disco deste projeto que deu mais do que certo, com músicas cativantes, muito bem arranjadas e acima de tudo, agradáveis a qualquer tipo de público.
Track list
1. To Be
2. Crazy Me?
3. Take Me Home
4. Baby Doll
5. No Need to Have an Answer
6. Discovery
7. Street of Babylon
8. River
9. Blowing Away
10. I Want You to Know
11. Fiction

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s