2002/11/23 – Shaman em São Caetano do Sul

Victoria Hall – São Caetano do Sul/SP (23/11/02)
Por: Anderson de Santana
Fotos: Paola Zovadelli Cavicchioli

Shaman… O que dizer de uma banda que agrega os melhores músicos do país em suas específicas categorias?

Será difícil expressar em palavras o que foi o show dessa banda que está em um nível tão alto, que comparações para com suas apresentações, só podem ser feitas tendo como base bandas do dito “alto escalão”.

Mas para início, gostaria de comentar o show de abertura. Que apresentação os garotos do Sagga (dentro em breve Holy Sagga) fizeram! Tendo como grande momento, a música “Dagger of Words”, presente no magistral álbum William Shakespeare’s Hamlet. Muito bom poder ouví-la ao vivo. Além deste, a banda tocou algumas músicas de seu debut Planetude, como “Fight for Survival” (que conta com a participação especial de Andre Matos, e confesso-lhes que muitos dos presentes no Victoria Hall esperavam uma palhinha do mestre). Tocaram ainda alguns covers, dentre eles “The evil that men do”, do Iron Maiden e “Hunting”, “High and Low”, do Stratovarius, muito bem executadas, diga-se de passagem.

Após sua apresentação, eis que os roadies começam preparar o palco.

A euforia era grande, haja vista que as pessoas ali esperavam uma grande apresentação, como foi a de Belo Horizonte.

E eis que se inicia os primeiros sons divinos de “Ancient Winds”, dessa vez com um belo clipe acompanhando a música nos telões do Victoria Hall, anunciando assim, aquela que seria umas das melhores apresentações da banda. E eles entram detonando tudo meus amigos. O set list foi como o do Via Funchal, com exceção da magistral troca de posições. As músicas explodiam os PAs, “Here I Am”, “Distant Thunder”, “Time Will Come”, “For Tomorrow”… Todas executadas de maneira inesquecível.

Destaco aqui, a evolução do Shaman, desde o Via Funchal (14/09/2002) até este show. O que Hugo, Luis, Ricardo e Fábio estão fazendo no palco, meu amigo??? Me explique??? Os caras estão destruindo tudo… Se você delirou com os solos de Hugo, Luis e Ricardo no Via Funchal, você não viu o que eles fizeram nesta noite! Realmente foi místico, pura magia!

E o Senhor Andre Coelho Matos? Só tenho uma coisa a dizer:
Andre Matos 100% original. Sem overdubs!
O cara está cantando igualzinho ao CD, sem tirar e só a acrescentar!
Todas, repito-lhes, todas as faixas idênticas e carregadas de uma puta interpretação, como nunca vimos ele o fazer! Não adianta, o cara é o melhor no que ele se propõe a fazer!

Tivemos ainda no set list: “Wings of Reality”, “Lisbon”, “Nothing to Say”, “Carry On”, “Living for the Night” e os covers de “Burn” (Deep Purple) e “PainKiller” (Judas Priest).

Agora sim, meu segundo destaque: NOTA 10 AO PÚBLICO PRESENTE!

Meus amigos, a galera cantou todas as músicas, estrofe por estrofe, do início ao fim! Incrível! E era só chamá-los. A banda teve o público nas mãos desde os primeiros acordes! Podíamos ver a felicidade de cada um desses 5 cavalheiros estampada! Andre, particularmente teve uma presença de palco, que nunca tinha visto antes. Parece que a banda trocou suas pilhas realmente e meteu uma Duracell!

Uma noite memorável para um público memorável!

PARABÉNS ABC E A TODOS QUE ALI ESTIVERAM!

Obs: Dedico este Review a meus amigos: Guto, Eryx e Celso… Vocês não são o Gugu, mas fizeram realmente uma criança feliz!

SET LIST:
– Ancient Winds
– Here I Am
– Distant Thunder
– Time Will Come
– For Tomorrow
– Wings Of Reality
– Lisbon
– SOLO Hugo Mariutti
– Instrumental
– SOLO Ricardo Confessori
– Nothing To Say
– Over Your Head
– SOLO Andre Matos
– Fairy Tale
– Pride
– Ritual

– Burn (Deep Purple)
– Living For The Night (Viper)

– Unfinished Allegro
– Carry On
– Painkiller (Judas Priest)

– Encerramento com “II Renaissance” (in: “Lasting Child”)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s