2003/10/09 – Shaman em Fortaleza

FAN REVIEW – Ceará Music – Fortaleza/CE (09/10/03)
Por: Cláudio Fernandes
Fotos: Rodrigo Santiago

Para quem não é de Fortaleza talvez não tenha idéia do que seja o Ceará Music, nem de suas proporções em uma cidade famosa pelo Fortal e pelos shows de forró que ocorrem praticamente todos os dias da semana. A partir de 2001, o Ceará Music veio para atender a diferentes tribos, com bastante profissionalismo em um projeto ambicioso. Primeiramente em três dias de festa com as principais bandas de pop rock do país, os melhores DJ´s e, em uma excelente iniciativa, um palco só para bandas locais que querem mostrar seus trabalhos.

O metal, estilo bastante marginalizado aqui no nordeste tendo sempre que busca seu espaço no underground, garantiu presença no festival do ano passado, graças à votação da internet que colocou uma grande banda no palco principal do festival.

A experiência e a resposta do público foram tão positivas que este ano, além de repetir a dose com uma grande banda de metal no palco principal, o Shaman, foram garantidas duas bandas locais de metal no palco Nativo. A Alliance e a Frozen Fire, duas bandas excelentes com trabalho sério e de altíssima qualidade.

Coube ao Shaman fechar o primeiro dia do Festival. A expectativa dos fãs que já era grande, pois esta é uma oportunidade única de assistirmos aqui em Fortaleza o show de André Matos e Cia. com uma estrutura tão grandiosa, foi ficando ainda maior devido o atraso, que felizmente este ano não foi tão grande. O show que estava marcado para começar 00:30h só veio começar às 2:30h.

Nem bem a Alliance no palco nativo terminou de tocar as últimas notas de “Master of Puppets” já podíamos ouvir o chamado dos ventos antigos vindo do palco principal. O que se viu foi uma correria em busca de um bom lugar perto do palco. O público perto da grade de proteção se exprimia, enquanto os que estavam mais atrás aguardavam sentados pela entrada da banda, devido ao cansaço de mais 7h de shows.

Após “Ancient Winds” entra a banda dizendo a que veio. Tocaram “Here I Am” e a resposta do público foi imediata. O som nas duas primeiras músicas não estava muito bom, a guitarra de Hugo estava muito baixa, mas depois de alguns ajustes o som estava ótimo, pelo menos do lugar de onde eu estava, um pouco afastado (vi pessoas que estavam muito perto do palco reclamarem do som, mas acredito que seja normal).

André não estava despejando toda sua força habitual nos vocais, porém sua energia, técnica e empatia com o público são tamanhas que compensam qualquer coisa.

“Here I Am” foi seguida por “Distant Thunder”, “Time will Come” e “For Tomorrow”, quando então Andre sai do palco e dá espaço para que Hugo Mariutti comandasse a multidão em um seu solo eletrizante. Os demais músicos entraram e o acompanham por algum tempo quando todos param para que as luzes iluminassem o centro do palco onde o público acompanhava, ou pelo menos tentava acompanhar, o excelente solo de Ricardo Confessori.

Após os solos, André volta ao palco para instigar o público a acompanhar a banda em seu “Ritual”, seguido por “Lisbon”, um dos grandes momentos do show. Depois de toda a euforia causada por estas duas músicas, veio um momento de tranqüilidade, André foi ao teclado e todo o público ficou atento ao seu solo emendado por “Fairy Tale” e como não poderia deixar de ser, fecharam o show com “Carry On”.

Foi uma boa apresentação, com ótimos efeitos de luz, espero que saia alguma coisa deste show no DVD, como prometido por André Matos. Ficou no ar aquela idéia de que ano que vem tem mais. O público de Fortaleza agradece e espera que a vinda do Shaman para Fortaleza ano que vem não fique só na idéia.

Por Cláudio Fernandes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s