2004/01/17 – Shaman Abertura para Iron Maiden – Pacaembú – São Paulo/SP

Iron Maiden

17/01/04 – Pacaembú – São Paulo – SP
Abertura: Shaman

Existem coisas que nem Freud explica. Certamente se o simpático velhinho estivesse vivo quebraria a cachola para desvendar os mistérios da “donzela de ferro”, que desembarcou em São Paulo, para mais uma turnê. É impressionante e fascinante a devoção dos fãs. O Iron Maiden é uma daquelas bandas clássicas que consegue reunir várias “tribos do rock”, num mesmo local e, diferentemente de décadas anteriores, com tamanha harmonia. Isso mesmo! Para os mais radicais, que insistem em torcer o nariz para os espetáculos do bom e velho rock & roll, as desordens fazem parte do passado!


 

Tudo indicava que teríamos tempo instável para essa noite, mas isso não afastou o público de aproximadamente 45 mil pagantes (mesmo em época de recessão, os salgado 90 reais pelo ingresso de pista não fizeram diferença) que se espremiam para conseguir uma boa vista do palco gigantesco, que aliás, não parecia ser muito decorado, tendo apenas duas estátuas representantes da “Morte”, guardando o castelo de Eddie, o famoso mascote da banda. Mas antes de mais nada, quem esquentou a moçada foi a banda paulista Shaman.

Bom, André Matos e Cia. dispensam comentários! O set foi bem curto mas empolgou a multidão, principalmente nos covers de “No More Tears” (Ozzy Osbourne) e “Carry On” (Angra). Não é segredo para ninguém a admiração de André pelo Iron Maiden e principalmente pelo vocalista Bruce Dickinson, sua maior influência, o que fez com que a apresentação ficasse melhor ainda.


Por volta de 21h30, a impressão de simplicidade no palco foi totalmente descartada. Os efeitos dados ao fundo móvel foram brilhantes!!!

     
 

O tempo parece não pesar para Dickinson, de 44 anos, que soltou a voz e levou o público à loucura! “Wildest Dreams” iniciou o set list, digamos que “adequado”. “Can I Play With Madness”, um sucesso do grupo, levou o estádio abaixo e o humor do Mr. Dickinson também.

Nitidamente incomodado, o vocalista fez um apelo para que a platéia parasse com o empurra-empurra antes que acontecesse algum acidente. Mais aliviado, seguiu em frente com a canção título do mais recente trabalho, “Dance of Death” e o clima “fantasma da ópera” foi dado pela capa e máscara usadas. “Paschendale” trouxe efeitos de guerra, com Bruce trajando roupas de soldado.

     

Conforme o fundo do palco se movia, os fãs entravam em euforia pois as gravuras do monstro Eddie marcaram época: cada estilo se liga à um determinado disco. A trinca “Hallowed Be Thy Name”, “Fear of The Dark” e “Iron Maiden” criou um momento de nostalgia e o coro de “Fear of the Dark” continua arrepiando os cabelos! Para completar o clima sombrio, o monstro Eddie, nesta turnê caracterizado como a “morte”, aparece e observa tudo. O público vai ao delírio.

 
     
  Para acalmar um pouco os ânimos, retornam para a última parte da noite com “Journeyman”. Mas a calmaria logo se foi, Finalizando com chave de ouro ao som dos clássicos “The Number of The Beast” e “Run To The Hills”.

Para alguns presentes, faltaram algumas músicas importantes, mas foi unânime a sensação de um grande show. Em meio às criticas diretas ao Metallica e muita energia, podemos dizer que o Iron Maiden segue firme e forte, ganhando disco de ouro e muito respeito.

Começamos o ano com o pé direito e que em 2004 tenhamos grandes espetáculos como este. Up The Irons!


Formação Iron Maiden: Bruce Dickinson – vocal, Adrian Smith – guitarra, Dave Murray – guitarra, Janick Gers – guitarra, Nicko McBrain – bateria e Steve Harris – baixo.
Set List Shaman: Here I Am, Distant Thunder, Time Will Come, For Tomorrow, No More Tears (Ozzy Osbourne), Fairy Tale e Carry On (Angra).

Set List Iron Maiden: Wildest Dreams, Wratchild, Can I Play With Madness, The Trooper, Dance of Death, Rainmaker, Brave New World, Paschendale, Lord of the Flies, No More Lies, Hallowed be Thy Name, Fear of The Dark, Iron Maiden, Journeyman, The Number of the Beast e Run to the Hills.

Fotos: Marcelo Rossi e Carina Zaratin
Texto: Iara Bueno Raposo
especial para o Portal do Rock

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s