2014/11/09 – Andre Matos em Porto Alegre

por Carol Flores da Metalconcerts.net

Na noite do último domingo o Opinião recebeu novamente o cantor Andre Matos, retornando a Porto Alegre para realizar mais uma vez tributo a um dos trabalhos mais importantes de sua carreira: o álbum Angels Cry. A Metal Concerts esteve lá para conferir este segundo show na capital gaúcha da turnê de comemoração de duas décadas deste álbum que é um dos clássicos da banda Angra.

Após um breve atraso, e depois do bom show de abertura da banda Daydream XI, às 21h30min Andre Matos assume os vocais no Opinião para a alegria de seus fãs gaúchos, muito estimados pelo cantor como um dos públicos de metal mais receptivos no Brasil. As três primeiras músicas seguiram a mesma estrutura do show apresentado no Teatro do CIEE em Maio de 2013: Liberty e a excelente Course Of Life do trabalho mais recente de Matos “The Turn of the Lights” (2012) e I Will Return do álbum “Mentalize” (2009). Ainda destacando seus trabalhos recentes, em seguida foi a vez de Rio do primeiro álbum de estúdio solo de Andre Matos “Time to Be Free” (2007). O cantor então fala pela primeira vez com os fãs, agradecendo a recepção e a possibilidade de se apresentar pela segunda vez com a mesma turnê na cidade, agora já em sua fase final. Esta primeira parte do show ainda contou com as ótimas Fairy Tale do Shaman e Lisbon do Angra, ambas fazendo os presentes cantarem em coro. Stop, The Turn Of The Lights e On Your Own também foram tocadas, demonstrando a escolha por priorizar nesta primeira parte do setlist músicas não só da carreira solo do cantor, mas também do seu último trabalho. Andre ainda apresentou sua banda composta por Bruno Ladislau (baixo), Hugo Mariutti (guitarra), Rodrigo Silveira (bateria) e André Hernandes (guitarra), todos ovacionados pelo público, especialmente Mariutti, que desde 2006 acompanha Andre Matos, e ”Zaza” (André Hernandes), lembrado com carinho pelos fãs também por seu envolvimento com o Angra em seus primórdios. Para finalizar a primeira parte do show foi escolhida Living for the Night da Viper, banda que destacou Andre Matos na cena metal brasileira dos anos 80, com os músicos saindo do palco logo após.

Não demorou, porém, para o grupo retornar tocando a conhecida e aclamada Carry On, iniciando o tributo que motivou a turnê. Time e Angels Cry foram as próximas, com destaque para a última que dá nome ao álbum homenageado. Após Stand Away e Never Understand, Hernandes e Mariutti realizam solos de guitarra, também com a colaboração do baixista Bruno. A linda Wuthering Heights contou com grande participação do público acompanhando Andre cantando. Entre Streets of Tomorrow e Evil Warning, Andre deixou Mariutti assumir os vocais para tocar Enter Sandman do Metallica, retornando logo depois para cantar Breaking the Law do Judas Priest, além de Nothing to Say do álbum Holy Land do Angra (que, pessoalmente, espero que também ganhe uma turnê de comemoração em 2016 quando completa 20 anos), todas não previstas mas executadas como bônus. Após quase três horas de show, Lasting Child é tocada e Andre e os demais se despedem dos presentes, evidentemente cansados, assim como o público, mas todos felizes por mais um show notável de Andre Matos em Porto Alegre, que prometeu retornar em 2015 divulgando seu próximo trabalho.

Agradecimentos a produtora Abstratti.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s