2014/11/09 – Andre Matos em Porto Alegre

Tem músicos que simplesmente nunca cansamos de ouvir e ver ao vivo. Andre Matos com certeza é um deles. Depois do sucesso da primeira parte da turnê comemorativa de 20 anos de lançamento do álbum ‘Angels Cry’ (Angra), realizada em 2013, o público gaúcho pediu mais. E ganhou! E assim, Andre Matos retornou a Porto Alegre para nos presentear com sua música e sua voz.

Cerca de uma hora antes de abrir o portão do bar Opinião, a fila ainda estava pequena, com cerca de 40 fãs. Os primeiros da fila, um casal de Porto Alegre, chegaram por volta das 13:30 e estavam ansiosos para garantir um lugarzinho na grade. Eles e o restante do público em geral puderam entrar na casa a partir das 19h, cerca de 30 minutos após a entrada dos fãs que adquiriram o hot pass, um suplemento ao ingresso que garante entrada prioritária na casa.

Para entreter a galera antes dos shows, videoclipes de bandas consagradas como Iron Maiden, Ozzy e Accept, passavam em três telões, e assim a espera foi curta e nada cansativa.

A partir das19:30, o público foi agraciado com a ótima performance da Daydream XI, banda gaúcha de prog que foi convidada para fazer o show de lançamento do seu álbum de estreia, ‘The Grand Disguise’, lançado mundialmente pelo selo alemão Power Prog. A banda é formada por Tiago Masseti (vocal/guitarra), Marcelo Pereira (guitarra), Tomás Gonzaga (baixo) e Bruno Giordano (bateria), e contou ainda com a participação especial do tecladista Vinicius Möller, da banda Street Flash.

Durante uma hora de show, a banda escolheu as faixas Keeping the Dream Alive, About Life and its Ending, Wings of Destruction, Watch me Rise, The Guts of Hell e The Grand Disguise para divulgar o novo álbum. A última, faixa título do álbum, foi escolhida para finalizar o set, e apesar dos seus 23 minutos de duração, foi uma ótima pedida! Ao longo do set, a banda executou ainda a música Beyond the Veil, do EP ‘Humanity’s Prologue’, lançado em 2010.

A casa não estava lotada, mas a resposta do público foi ótima, confirmando que a banda tem todos os ingredientes necessários para despontar de vez nos cenários nacional e mundial.

1-DaydreamXI-foto1_zps20531d8d2-Daydream-foto2_zpsa63cd1ab
Setlist – Daydream XI:

  1. (Intro) Here We Stand
  2. Keeping the Dream Alive
  3. Beyond the Veil
  4. About Life and its Ending
  5. Wings of Destruction
  6. Watch me Rise
  7. The Guts of Hell (Prelude)
  8. The Guts of Hell
  9. The Grand Disguise

 

Por volta das 21:20, Rodrigo Silveira (bateria), André “Zaza” Hernandes (guitarra), Bruno Ladislau (baixo) e Hugo Mariutti (guitarra) entram no palco. Ovacionado pelo público, Andre Matos surge para assumir o microfone e cantar a primeira música da noite, Liberty, do álbum ‘The Turn of the Lights’. Logo de cara a banda recebeu uma resposta excelente do público, e emendou o show com I will Return, do álbum ‘Mentalize’, Course of Life (The Turn of the Lights) e a aclamada canção Rio, do álbum ‘Time to Be Free’, que a galera cantou com muito empolgação. Depois veioThe Turn of the Lights, seguida pela belíssima Fairy Tale, do Shaman, que foi cantada em uníssono pelo público emocionado. Stop! (The Turn of the Lights) deu sequência ao show, mas a gurizada gostou mesmo quando a introdução da excelente Lisbon (Angra) começou a soar nos PAs, e mais uma vez todas as vozes eram ouvidas na casa.

Hora do solo de bateria, seguido pela On Your Own (The Turn of the Lights), e pela obra-primaLiving for the Night (Viper). Depois da primeira parte da música, cantada em uníssono e muito alto pela plateia, o Andre brincou com o público, testando nossa qualidade vocal nos “Iê ê, Iê êê”. A banda mudou a cadência da música, levando numa pegada reggae, e passando pelo refrão da música ‘Que país é esse?’. E então, ao som da música Beat It (Michael Jackson), o Andre aproveitou para apresentar a banda, e então Hugo Mariutti assumiu os vocais para apresentar o vocalista, pedindo pra galera repetir “Puta que pariu, É o melhor vocalista do Brasil”. Frontman excepcional como sempre, agora foi a vez do Andre oferecer o microfone para o público se manifestar. Felizes com a surpresa, a galera aproveitou o momento e gritou frases como ‘Do caralho’, ‘Lindo’, etc. Uma fã trouxe um ursinho de pelúcia pra ele e aproveitou o momento para entregar o presente. Mas estou contando tudo isso porque no meio à bagunça, alguém pediu ‘Helloween’, e no mais belo estilo a capela, fomos agraciados com a belíssima voz do Andre cantando o refrão da clássica Eagle Fly Free. Finalmente, a banda decide terminar a Living for the Night, e encerrar a primeira parte do show, às 22:30.

Ao som de música clássica, esperamos 15 minutos até o retorno da banda, que voltou para executar a parte mais esperada do show, o álbum Angels Cry (Angra) na íntegra. Depois daUnfinished Allegro que introduz o álbum, o bar Opinião foi abaixo, do primeiro ao último segundo desta parte do show. Carry On dispensa apresentações, e muitas vezes o Andre voltou o microfone para o público, que sabia cada palavra da letra. O mesmo se repetiu nas belíssimasTime, Angels Cry e Stand Away. Never Understand deu continuidade ao show, e foi seguida pelos solos de guitarra do André Hernandes e do Hugo Mariutti, que deu uma palhinha da Pride(Shaman) levando o público ao delírio mais uma vez. Tudo executado com perfeição até o momento, mas chegava a hora do grande desafio: Wuthering Heights, da cantora Kate Bush. E ele deu conta do recado, e muito bem! Depois que a música terminou, ainda cantou o refrão da música mais algumas vezes a capela, mostrando mais uma vez porque é considerado um dos melhores vocalistas do Brasil.

Na sequência o guitarrista Hugo Mariutti mostrou que também tem uma boa voz, assumindo os vocais para cantar Enter Sandman (Metallica). A banda então voltou pro ‘Angels Cry’, tocandoStreets of Tomorrow e Evil Warning (uma das minhas preferidas, mas que ficou um pouco prejudicada porque a voz do Andre não saiu nos PAs em parte da música).

Agora todos esperavam a parte triste, quando sabemos que o show está no fim. Mas não naquela noite! Depois de um discurso sobre algumas questões relacionadas ao Brasil, o Andre pediu para a galera cantar o hino do Rio Grande do Sul (o gaúcho é extremamente orgulhoso de sua terra), e claro que o público respondeu feliz da vida. Aparentemente gostando demais do show e da resposta do público, a banda decide tocar uma jam (e que jam!), começando com Nothing to Say(Angra), depois Painkiller (Judas Priest, atendendo a pedidos do público), Wasted Years (Iron Maiden) e finalizando com Breaking the Law (Judas Priest). Ninguém queria saber de ir embora, mas infelizmente o show estava no fim. Após executar a primeira parte da belíssima Lasting Child, a banda se despediu dos fãs. O baterista Rodrigo Silveira e o guitarrista Hugo Mariutti ainda desceram do palco para cumprimentar a galera, que aproveitou para tirar fotos e pegar autógrafos.

Com quase 3 horas de duração, definitivamente foi um show para tornar memorável este domingo ensolarado na capital gaúcha.

Daydream XI, Andre Matos & banda, equipe das bandas, Abstratti Produtora, bar Opinião e público gaúcho – uma salva de palmas a cada um de vocês !!!

Andre-foto1_zpsa9a72d78Andre-foto3_zps7c5ce181

Setlist – Andre Matos

Parte 1

  1. Liberty
  2. I will Return
  3. Course of Life
  4. Rio
  5. The Turn of the Lights
  6. Fairy Tale (Shaman)
  7. Stop!
  8. Lisbon (Angra)

solo de bateria

  1. On Your Own
  2. Living for the Night (Viper)

jam session

Parte 2 – Angels Cry (Angra)

  1. Unfinished Allegro
  2. Carry On
  3. Time
  4. Angels Cry
  5. Stand Away
  6. Never Understand

solo de guitarra

  1. Wuthering Heights

Enter Sandman (Metallica)

  1. Streets of Tomorrow
  2. Evil Warning

jam session

  1. Lasting Child – I The Parting Words

Fonte: http://www.ailhadometal.com/reviews/andre-matos-opiniao-porto-alegrers-09112014/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s