2002/08/16 – Gravação Clipe Fairy Tale

Pouco depois das 6h30 de uma bela manhã de inverno na cidade de São Paulo, com a impressão de que a cidade inteira ainda dormia, me arrasto literalmente ao encontro dos irmãos Luis e Hugo Mariutti, para juntos seguirmos até o colégio Santa Ignês, no bairro do Bom Retiro, onde seriam realizadas as filmagens do videoclipe de “Fairy Tale”. Minha missão: acompanhar a banda para fotografar e registrar todo o processo de produção do clipe.

O encontro estava marcado para às 6h45 na casa do Luis e, quando cheguei, o Hugo já estava por lá aguardando o irmão, que logo desceu de seu apartamento. Agora, com tudo pronto e os intrumentos no porta-malas, seguimos em direção ao centro da cidade, onde deveríamos chegar às 8h00.

Às 7h50 chegamos ao colégio Santa Ignês, um local tranqüilo que, em plenas férias do mês de julho, teve sua rotina totalmente alterada. A serena movimentação das freiras foi substituída pela frenética agitação dos mais de 30 profissionais envolvidos na produção do videoclipe, que já se preparavam para o início das filmagens enquanto os atores e o restante da banda iam chegando ao local.

Desde o início já estava clara a determinação do experiente diretor Drico Mello em realizar o seu trabalho de forma impecável, superando todas as espectativas da banda quanto a produção deste que é o primeiro videoclipe do Shaman, a começar pelo roteiro pra lá de original, baseado na ‘pretty lady’ (bela garota) do ‘conto de fadas’ da canção, interpretada pela modelo Pietra Ferrari, com direito a cartomante, poções mágicas, noviças, loucos e simbologias entre muitos outros elementos.

Às 10h00 tem início as filmagens das cenas com a modelo Pietra, que foram as primeiras a serem gravadas, e a essa altura, o Ricardo Confessori e o André Matos já haviam chegado e se juntado aos irmãos Mariutti para um rápido café da manhã, antes de iniciarem o processo de escolha do figurino da banda. André Matos foi o primeiro a estar com o figurino definido, já que antes da banda, ele filmaria algumas cenas sozinho.

Finalizada a primeira etapa das filmagens, às 13h00 chega o momento de a banda entrar em ação, onde todos estariam participando. Para isso, foi montada uma enorme ‘parafernália’ de equipamentos como máquina de fumaça, grua e câmeras em frente ao colégio, além, é claro, dos instrumentos da banda, como bateria e piano. Como a cena com a banda dependendia de fatores externos como o vento e a luz do sol, essa foi uma das mais demoradas e trabalhosas de todo o processo que, consumindo 4 horas de trabalho, se extendeu até às 17h00, momento em que a banda pôde parar um pouco para conceder uma entrevista para o programa Videoshow da Rede Globo, que os aguardava desde às 12h00.

Às 17h30 todos os envolvidos já demonstravam sinais de cansaço, a merecida pausa de pouco mais de 30 minutos para o almoço foi mais que bem vinda.

Com todos devidamente alimentados, às 18h00, de volta ao pátio do colégio, onde a maior parte do trabalho estava sendo realizado, faltavam ainda quase uma dezena de cenas para serem feitas e a equipe de produção, que havia se revesado no almoço, já havia adiantado a montagem dos próximos cenários e iluminação.

A esta altura, as cenas com a banda já estavam quase todas feitas, faltando apenas algumas com o André, mas mesmo assim, nenhum deles quis arredar o pé do local, acompanhando de perto cada momento de todo o processo de produção até o final, à meia-noite.

Ao todo foram mais de 16 horas de trabalho árduo e toda a equipe da Bros.Co, produtora do videoclipe, está de parabéns pela competência e profissionalismo, impecáveis, acima de tudo. Para o Shaman ficou a satisfação e a sensação de ‘dever’ cumprido, com a conclusão de mais uma etapa no processo iniciado em janeiro deste ano, com as gravações do álbum, “Ritual”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s