2005/04/20 (18:00 horas) – Chat AOL SHAAMAN

Pergunta: Eu queria saber de vocês a respeito do novo som da banda. Li numa entrevista que vocês disseram que não fazem mais metal melódico… É verdade?
Shaaman: A respeito de não fazer mais metal melódico é que a vontade da banda é se aproximar mais do heavy metal tradicional, que é o que a banda sempre sofreu mais influências, como Iron Maiden, passando por sinfônico, progressivo, sem limitar o som da banda.

Pergunta: Como foi que eles criaram toda a concepção do álbum novo, que é bem diferente do ritual?
Shaaman: O processo levou um bom tempo e vai fluindo naturalmente. A banda preferiu não parar a turnê do Ritual e aproveitava tempos livres para compor o som novo da banda, foi um processo longo e que derivou mesmo dos tempos de turnês, fazendo com que fosse agregado nova sonoridade ao som da banda, sem muito tecnicismo… A banda também agradece à paciência dos fãs pela longa espera do novo álbum Reason.

Pergunta: Porque tem Xuxa em Over Your Head?
Shaaman: Sobre o Xuxa Over Your Head… Eles pegaram a sobrinha pra cantar e tentar soltar uma cantiga de criança, aí acabou dando certo e dando ibope, é como se na canção tivesse mensagens subliminares.

Pergunta: Queria saber a real história sobre a possível ida do André para substituir o Bruce no Iron.
Shaaman: Sobre o ‘contest’ para o Iron Maiden, o André recebeu a mensagem e acabou enviando o material por curiosidade para o pessoal da Donzela. Não achando que isso ia dar muita coisa, mas acabou repercurtindo… A resposta que o André teve do empresário do Maiden foi que ele ficou em segundo no ranking e o Blaze acabou ganhando… Ele até prefere que tenha sido assim, pois assim pode dar continuidade na carreira, na época com o Angra.

Pergunta: Antes de serem músicos. Vocês eram o que?
Shaaman: O André Matos trabalhou como entregador de pizza antes de trabalhar como músico mesmo, o Luis já dava aula de baixo, tocava Blues, tocou no Firebox, outra banda de metal e o Hugo começou com 14 anos a tocar. O Ozzy sempre foi uma influência para o Hugo… Sempre é… Os bons guitarristas que aparecem por aí hoje passaram pelo Ozzy. As músicas do Ozzy são simples e diretas.

Pergunta: Porque acrescentaram mais um a?
Shaaman: Foi um problema judicial, e tiveram 2 opções; ou mudava o nome ou enfrentava um longo processo na justiça… A banda consultou um Xamã de verdade, que por sinal era gago, e resolveram trocar o nome.

Pergunta: Qual foi exatamente o motivo do término do show de vocês aqui em Porto Alegre no Araújo Viana?
Shaaman: A administração do local não ajudou muito, pois eles tinham que entregar a casa às 00h00 e não poderia ter mais ninguém e simplesmente encerraram o show… A banda não pode nem se pronunciar a respeito com o público, pois cortaram o microfone… Se tivesse problema de alvará, a banda deveria ter sido avisada com antecedência, e Porto Alegre é um lugar especial para a banda. Isso acabou deixando a banda chateada, pois muitos pensam que isso é culpa da banda, sendo que na verdade o fato foi ocorrido pela administração do local ‘questionável’.

Pergunta: Com os problemas com a gravadora desde o tempo do Angra, agora vocês passaram por isso novamente, ´será que esse tipo de coisa vai acabar um dia?
Shaaman: Não houve problemas com gravadora. O pessoal quis só melhorar o processo, e a Universal foi muito boa pra banda. Eles acreditam que a nova gravadora foi uma boa opção. Porém eles sofriam algumas limitações porque a gravadora têm artistas ‘maiores’ no cast e a gravadora não mostrou obstáculos para o Shaaman procurar outra gravadora.

Pergunta: Hugo que pedais de distorção você usa?
Shaaman: O Hugo usa um Mesa Boogie.

Pergunta: Gostaria de saber como o Shaaman vê o cenário Metal na Europa e se tem planos de tocar na Espanha?
Shaaman: A banda esteve recentemente na Espanha pra divulgação do disco e já tem convite pra shows por lá. A Espanha será um dos países privilegiados para os shows do Shaaman.

Pergunta: Agora que vocês têm 20 músicas, vocês irão tirar de vez covers do Angra do set list dos shows?
Shaaman: O pessoal já está tirando as músicas do Angra e no dia que o Shaaman estiver a fim eles podem tocar, mas eles já tem repertório suficiente para tocar só músicas do Shaaman Muitas músicas já não tem relação com o que a banda vem fazendo, outras como a Lisbon, poderia ser muito bem uma música do Shaaman. Não dá mais pra vincular o som do Shaaman com as músicas do Angra, mas isso não impede que a banda venha a tocar as musicas quando rolar um tempo extra em shows, por exemplo… O Shaaman já está abandonando um pouco quando se tratando de musicas mais percursivas, por exemplo a Carolina IV, e isso não esta mais nos cenários da banda também.

Pergunta: Quais são os principais pontos que Reason é diferente do Ritual?
Shaaman: A capa do CD Reason dá uma idéia mais escura, foi abolido um pouco de cor e fugir das historias de ‘monstrinhos’, ‘duendes’… Representa um pouco de solidão, uma coisa mais existencialista. A idéia é não ter mais guitarras, porém eles querem abrir excessão por causa do Hugo (risos).

Pergunta: Qual é a intenção de letras tão fortes como Reason que fala sobre suicídio e essas coisas?
Shaaman: As diferenças que permeiam os CDs, no Reason predomina musicas mais melancolicas, pesadas e a temática que ele trata é uma sonoridade mais madura. Isso explica o fato de letras fortes que falam de suicídio, que alertam as pessoas para que não façam isso em casa (risos). A música em si fala de uma pessoa que tenta procurar o suicídio, mas que deve ter uma ajuda, parece que a letra curiosamente coincidiu com os temais atuais de eutanásia…

Pergunta: De quem foi a idéia de botar o Pagé do Shaaman subliminarmente na capa do Reason?
Shaaman: O Pagé sempre vai aparecer!

Pergunta: Como vocês esperam ou imaginam estar com a banda daqui há uns 10 anos? Vocês gostam de fazer essas previsões ou preferem deixar rolar?
Shaaman: O pessoal prefere deixar rolar, porque nem sequer conseguem pensar daqui a 5 anos, quanto mais 10 anos… (risos).

Pergunta: Eu ouvi falar que o Shaaman poderia vir tocar aqui (na França) à partir de setembro… Tem uma idéia sobre quando o Shaaman tocar por aqui ?
Shaaman: A turnê deve rolar a partir de Agosto/Setembro, na Europa, e que na França o Shaaman volte a ter um bom sucesso… A banda já foi 5 vezes pra Europa e intenção agora é tocar durante uns 2 meses para abranger mais.

Pergunta: Como é a relação do André com a Penélope Nova?
Shaaman: A relação entre o André e a Penélope é considerada preservada, eles não sofrem uma ‘tietagem superficial’… E eles sabiam que isso poderia acontecer, e acontece com freqüência, pois fã de heavy metal não é numeroso, mas tem em todo lugar, ‘você vai no banco e o caixa do banco é seu fã’… Piloto de avião, o pessoal da Pizza Hut e o delegado da Polícia Federal…

Pergunta: Como está sendo a recepção do público perante o Reason?
Shaaman: Teve uma repercussão rápida talvez porque o disco seja mais direto, e as pessoas tenham mais facilidade pra gravar as novas musicas, e o Shaaman é uma banda pra tocar ao vivo. A idéia da composição, atualmente, é gravar um disco, como se fosse num palco, para soar mais natural, sem muita técnica, pois essa é a fase atual da banda. Se não rola organicamente, a música é removida do track list. O disco foi feito mesmo pra tocar a pessoal diretamente.

Pergunta: André Matos também já trabalhou de modelo de roupas de metal (em um ensaio para comercial em uma revista) como rolou isso?
Shaaman: Sobre ensaio do André para revista de roupas de metal, foi idéia da revista Rock Brigade. Como faltava modelo e o André precisava de uns trocados ele acabou pegando o trabalho como modelo de roupas de heavy metal para a revista. ‘Foi um mico’, na época, foi uma força pra RB na época também.

Pergunta: Alguém de vocês acredita em alguma religião? Qual?
Shaaman: O pessoal é católico, mas cada um segue um caminho diferente… Rola mais curiosidade do que religiosidade. Interessa mais aprender sobre novas religiões. O disco Ritual tratava mais disso mesmo, sobre brigas de motivos religiosos, porém a banda acredita mais na ciência mesmo… Cada um tem sua fé na banda, porém, existe um fundo científico sempre, até em religião. De uma certa maneira, religioes orientais se aproximam mais do que a banda acredita; como norma de conduta da vida das pessoas, não impõem moralismos.

Pergunta: Gostaria de saber por que o Rodrigo Cruz usou a imagem de um livro que foi lançado ano passado, ao invés de criar uma arte original para a capa do Reason?
Shaaman: Sobre a capa do livro, na verdade é diferente, a capa tem postes, um trilho com templo nublado e uma silhueta de uma pessoa e serviu de idéia para a capa do CD, e acredita-se que tenha milhares de idéias assim, inclusive num filme finlandês, portando a capa não foi plagiada de livro nenhum.

Pergunta: O que significa aquele líquido escorrendo dos olhos, no encarte do Reason?
Shaaman: Foi idéia do fotógrafo, sobre as fotos do pessoal, eles queriam evitar uma mensagem das fotos, tirando o sangue e dando um tom azul metálico, para não chocar muito.

Pergunta: Qual é o segredo pra tocar bem assim (toco baixo também) e para ter uma barba dessa?
Luis: Comer muita banana com aveia, tomar vitamina, ter um personal barbeiro (risos).

Pergunta: A música Trail of Tears lembra muito as músicas do ritual, ela é uma música que já vinha sendo trabalhada?
Shaaman: Essa música apareceu meio que de última hora… Uma música que apareceu para ser rápida e o ritmo foi mudado, talvez seja a música mais ‘ritual’ que tem.

Pergunta: O André usa lentes… Como ele conseguiu jogar no Rock Gol com a deficiência visual dele que não é nada pequena?
Shaaman: O André está de lentes hoje. As lentes corrigem uns 60% da deficiência, porque é complicado. E ele faz um tratamento para tentar melhorar dessa deficiência, e de perto o André não enxerga quase nada.

Pergunta: O que vocês acham das novas bandas da cena brasileira, como por exemplo, o Thalion?
Shaaman: O Brasil é um país com muitas bandas novas, o Thalion é uma que se destacou, porém existem muitas outras, como o Glory Opera, que merecem tal destaque… O Tuatha de Dannam, são bandas que merecem destaques como esse.

Pergunta: Quais os “points” que o pessoal costuma freqüentar nos dias de folga, as baladas?
Shaaman: O André é o que sai mais pra balada, o resto do pessoal prefere ficar em casa pra descansar, ou pra organizar a vida, quando não estão tocando… O bar Dynamo, o Black Jack, o Blackmore, o Kabong, são lugares freqüentados pela banda. Em outros locais, são os amigos que os levam para baladas novas, mas ultimamente eles não tem saído pra lugar nenhum.

Pergunta: E sobre o “vazamento” das musicas do CD um mês antes do lançamento?
Shaaman: Sobre o vazamento, teoricamente o disco já havia sido lançado… Na internet foi jogado gravação de um show, de uma semana antes do lançamento oficial. O pessoal sabe que o fã mesmo vai comprar, ele quer ver o encarte e sentem-se seguros, quando o CD está bom realmente, que as pessoas vão comprar e na internet fica difícil de evitar isso, pois é muito rápido.

Shaaman: Valew galera por escolher a música que está entre as 5 mais!!!

Trechos desta transcrição podem ser editados pela AOL para correção ortográfica, pontuação e/ou remoção de qualquer material que viole as Condições de Serviço da AOL. Copyright 2005 America Online Brasil. Todos os direitos reservados

http://chat.aol.com.br/transcricoes/ns/0115.adp

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s